Sindes participa de reunião na ALMT sobre falta de repasses aos sindicatos

27/02/2023 05:09 por Karina Stein

O Sindicato dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (SINDES) esteve presente na reunião convocada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) na manhã desta segunda-feira (27) na Sala de Reunião das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para tratar sobre a falta de repasse aos sindicatos da contribuição dos servidores.

Foram convocados para a reunião o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e o controlador geral do Estado, Paulo Farias, para prestar esclarecimentos. No entanto, nenhum dos dois compareceu à reunião.

A falta de repasse de recursos é devido à uma interpretação da Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag), que entendeu que os descontos na folha dos sindicatos se equiparam aos descontos de empréstimos consignados não autorizados pelo servidor. Para evitar o golpe, o governo federal pediu o cadastramento das instituições financeiras e de seus credores para realizar o desconto.

O Governo do Estado viu nisso uma oportunidade de dificultar a organização dos trabalhadores e começou a exigir um recadastramento anual de cada filiado ao sindicato para fazer os repasses da contribuição. Por conta disso a contribuição mensal sindical não está sendo descontada do salário dos servidores e o dinheiro não chega ao sindicato. O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT) foi o primeiro sindicato prejudicado por essa medida. Por conta da falta de repasse dos recursos, a entidade vem enfrentando dificuldades em honrar com o pagamento das contas e de seus funcionários enquanto o governo estadual não libera os recursos.

Além dos presidentes do SINDES e do SISMA, a reunião contou também com a presença de representantes de outros sindicatos, como o, Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT), Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (SINTESMAT), Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS-MT), e o Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT).

A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube do deputado Lúdio Cabral. Você pode conferir na íntegra no vídeo abaixo: