Sindes participa de dia nacional de manifestação contra a PEC 32

27/10/2021 10:48

O Sindes participou juntamente com o Fórum Sindical da grande mobilização nacional contra a Reforma Administrativa (PEC 32). A manifestação que englobou os diversos sindicatos de servidores públicos estaduais em Cuiabá tem como foco principal a defesa do serviço público de qualidade.

A categoria de Desenvolvimento Econômico e Social se juntou às centenas de manifestantes para dizer que a PEC 32 irá piorar a qualidade do serviço público, aumentando a quantidade de servidores temporários nomeados por políticos e a interferência política no poder público.

Além disso, a PEC 32 fragiliza os direitos dos trabalhadores, já que prevê a simplificação da demissão de servidores efetivos. Atualmente a demissão é possível se for provado que o servidor foi irresponsável ou corrupto no cumprimento de sua função. A legislação atual dá garantias ao servidor efetivo para reduzir a perseguição política devido ao exercício do seu dever.

O Sindes também questionou o aumento da contratação de servidores temporários, quando o Governo do Estado deveria fazer concurso público e melhorar as condições de trabalho dos atuais, incluindo o cumprimento da Revisão Geral Anual.