O Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso (CEAS-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT) firmaram uma parceria estratégica para ampliar a atuação nas Conferências Magnas de Assistência Social que ocorrerão em todo o estado.
A iniciativa partiu do presidente do CEAS-MT Adão Benedito da Silva, da vice-presidente, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, e da secretária executiva, Alda Lelis Costa, que procuraram a diretoria do Sindes com o objetivo de fortalecer institucionalmente o vínculo entre as duas entidades.
A reunião contou com a presença do presidente do Sindes, Adolfo Grassi de Oliveira, e do vice-presidente, Claudiney Oliveira Vieira. Atualmente, a representação do sindicato no CEAS-MT está sob a responsabilidade do Diretor de Assuntos Jurídicos, Carlos Wagner Ribeiro, indicado pelo presidente Adolfo Grassi.
Entre as metas definidas pelo CEAS-MT está a realização de 80 Conferências Magnas nos 142 municípios mato-grossenses. O plano conta com o engajamento dos conselheiros governamentais e da sociedade civil, representados por organizações e entidades de assistência social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e usuários da política pública.
Como resultado da reunião, foi firmada uma parceria para a realização de até 20 palestras magnas nos municípios, com foco na mobilização social e no fortalecimento dos debates locais.
As Conferências de Assistência Social de 2025 terão como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, e será guiada por cinco eixos centrais:
1. Universalização do SUAS;
2. Aperfeiçoamento do SUAS;
3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais;
4. Gestão democrática, informação e comunicação transparente;
5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A aliança entre Sindes-MT e o CEAS-MT reafirma o compromisso com o fortalecimento da participação social e o aperfeiçoamento das políticas públicas de assistência social em Mato Grosso.