NOTA: Sindes demonstra postura isenta e propositiva nas eleições 2022

30/09/2022 06:17 por SINDES Comunicação
Foto: Karina Stein/Sindes-MT

Durante as últimas semanas, o Sindicato dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT) recebeu ao todo 10 candidatos ao Poder Legislativo para apresentação e assinatura da carta de compromisso com pautas urgentes dos servidores e discutir pontos que auxiliem na melhoria da gestão pública do estado de Mato Grosso.

O objetivo principal dos encontros entre a Diretoria Executiva do Sindes e os candidatos foi de estabelecer um diálogo democrático entre as partes e poder apresentar, de maneira clara e objetiva, as reivindicações dos servidores da categoria do desenvolvimento econômico e social.

A diversidade de candidaturas e siglas foi o principal trunfo dos encontros realizados pelo Sindes, que em nenhum momento se comprometeu a apoiar uma candidatura específica para nenhum cargo, seja do Poder Legislativo ou do Poder Executivo. Ao contrário do que foi veiculado na imprensa, o Sindes não apoia nenhum candidato e não tem a intenção de fazer qualquer acordo.

O papel do sindicato é lutar pelos direitos dos servidores da categoria e estabelecer uma conversa franca e cordial com quaisquer membros dos poderes, seja durante o período eleitoral ou fora dele. O Sindes espera que este período eleitoral se encerre de maneira tranquila e democrática, e que a vontade do povo seja refletida nas urnas.

Confira, na íntegra, o conteúdo da carta de compromisso assinada pelos candidatos durante os encontros com o Sindes:

Carta de compromisso

O Sindes é um sindicato representativo da categoria dos profissionais de Desenvolvimento Econômico Social do Governo do Estado de Mato Grosso. A categoria contém três perfis profissionais: Profissionais do apoio, Técnicos e Analistas. Nosso sindicato se articula com centrais sindicais e com os sindicatos de outras categorias, com profissionais distribuídos nos mais diversos órgãos públicos, somando aproximadamente quatro mil servidores.

Esta carta de reivindicação busca firmar um compromisso com o (a) candidato (a) no próximo mandato para a melhoria da gestão pública junto aos servidores que compõem o Governo do Estado de Mato Grosso. Portanto apresentamos as seguintes pautas:

✓ Reposição Geral Anual futuras e as atrasadas que não foram realizadas;

✓ Concurso público para nossa categoria, dada a defasagem de profissionais na área de desenvolvimento econômico e social;

✓ Restruturação da lei de carreira, reestruturação da tabela salarial, implantação de alimentação e insalubridade para as funções que necessitam;

✓ Fim do confisco das aposentadorias e pensões, aprovando a emenda que retoma a cobrança previdenciária apenas dos benefícios e pensões que superem limite máximo estabelecido pelo INSS.

✓ Redução de 50% da carga horária dos servidores estaduais que têm dependentes diretos com deficiência ou doença incapacitante;

✓ Compromisso de posicionar-se contra a reforma administrativa prevista na PEC 32.

Esperamos poder dialogar sobre nossa manifestação e, mais do que isso, que seja firmado o compromisso, considerando nossa dedicação ao Governo do Estado de Mato Grosso e com sua população.