O Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso (Sindes) convoca a categoria para participar do Dia Nacional de Luta em Defesa da Aposentadoria, na segunda-feira (19), em frente ao INSS, localizado na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Cuiabá. A concentração começa às 8h.
A adesão do Sindes à mobilização nacional ocorreu na Assembleia Geral da categoria realizada na quinta-feira (15). O sindicato já publicou o edital de convocação no Diário Oficial e também enviou ofício ao secretário de Gestão do Estado, Júlio Modesto, informando sobre a paralisação das atividades na totalidade em todo estado por um dia em protesto à Reforma da Previdência. Com isto o ponto dos servidores não pode ser cortado.
A mobilização faz parte de uma ação nacional dos sindicatos e centrais contra a proposta da reforma da previdência encaminhada pelo presidente Michel Temer (PMDB) ao Congresso. A expectativa era de que a discussão em torno do projeto começasse na terça-feira (20), porém, com a intervenção militar no Rio de Janeiro a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) acaba sendo suspensa. No entanto, as negociações a respeito da pauta continuam e por isso é importante que os trabalhadores e servidores estejam mobilizados.
Além disso, o assunto tem estado em alta no estado de Mato Grosso. O governador Pedro Taques (PSDB) já anunciou a necessidade de aumentar a alíquota de 11% para 14% devido ao déficit na Previdência mato-grossense.