Sindes chama profissionais da Assistência Social para Conferência do Ceas

03/10/2023 06:01 por SINDES Comunicação

O Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Sindes-MT) convida os servidores profissionais de Assistência Social para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, que acontecerá entre os dias 04 a 06 de outubro de 2023, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A conferência é realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

O encontro é um espaço de caráter deliberativo que tem como objetivo avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O tema da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, tendo como lema: Caminhos de participação social para restabelecer a cidadania. A Conferência abordará 05 (cinco) Eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os segmentos da sociedade civil, Serviços, programas e projetos socioassistenciais e Benefício de transferência de renda.

Vale ressaltar que as conferências dos municípios do Estado de Mato Grosso já ocorreram, entre os meses de abril a julho e contaram com palestras dos conselheiros estaduais, técnicos da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) e palestrantes convidados (ex-conselheiros do Ceas).

De acordo com a Secretária Grasielle Bugalho, as conferências são espaços democráticos e de participação social na sua organização:. “É o espaço onde a sociedade civil, os usuários, os trabalhadores e a gestão do SUAS possuem para avaliar as ações que eles executaram, as convergências dessas ações com a realidade local e em especial, se o sistema está sendo efetivo para a sua finalidade que é atuar sobre a vulnerabilidade dos usuários. É mitigar as possíveis situações de risco pessoal e social, partindo dos instrumentos que promovam a emancipação dessas pessoas para o exercício da cidadania, com o seu próprio protagonismo”, finaliza.

Para Maria da Penha, Presidenta do CEAS/MT, a Conferência Estadual de Assistência Social de MT será um importante espaço de caráter deliberativo, que irá oportunizar o debate e a avaliação da Política Estadual de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes para os próximos anos: “A Conferência é o espaço para debater coletivamente com uma participação social representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social”, pontua.

Ao final da Conferência Estadual serão eleitos (as) delegados (as) estaduais para participarem da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada dos dias 05 a 08 de dezembro, em Brasília.