Processo URV: PGE contesta laudo inicial; veja próximos passos

04/11/2022 06:55 por Karina Stein
Assembleia Geral Extraordinária realizada em 09/08/2022 sobre o processo da URV. Foto: Karina Stein/Sindes-MT

O Sindicato dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Sindes) recebeu recentemente atualizações sobre o andamento do processo da URV. A Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE-MT) se manifestou e contestou o laudo feito pelo perito nomeado pelo juiz.

Como já foi divulgado anteriormente, o perito designado ficou responsável por fazer um cálculo geral, tendo como base as informações dos holerites de três cargos que compõem a carreira: analista (nível superior); técnico (nível médio) e agente (nível elementar/fundamental).

Segundo o cálculo do perito, cada cargo teve um percentual diferente de perdas salariais. Analistas tiveram uma perda de 6,09%; técnicos sofreram cerca de 17,46% de decréscimo (porém o teto do reajuste é de 11,98%), enquanto o cargo de agente teve uma perda salarial de 11,09%.

Este laudo foi contestado pela PGE, que apresentou outro estudo realizado pelo perito da Procuradoria Geral do Estado.

Quais são os próximos passos?

De acordo com a assessoria jurídica do Sindes, o advogado Lucas Bernardino, o juiz deverá agora intimar o perito indicado no processo para apresentar um laudo complementar para esclarecer o porquê das divergências entre o cálculo realizado por ele e o cálculo apresentado pela PGE.

O Sindes segue aguardando os trâmites judiciais e espera que o parecer final seja favorável aos servidores da categoria, que aguardam a conclusão do processo.