Junho Violeta

28/06/2019 08:12

Sindes realiza evento para debater a violência contra a pessoa idosa

Nesta quinta-feira (27), o Sindes por meio da Diretoria de Aposentados, Pensionistas e Idosos com o apoio e participação dos demais Diretores, promoveu em sua sede o encontro: Chá da Tarde. O evento é alusivo ao projeto Junho Violeta, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O dia 15 de junho foi definido como a data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, mas, durante todo o mês são realizadas diversas ações que visam o combate a violência. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política dessas violências e disseminar práticas de combate, que não as aceitem como uma situação normal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou um relatório em que um a cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo. Segundo dados de 2018 divulgados pelo Ministério da Justiça e Cidadania do Brasil, os números são alarmantes e vem aumentando a cada ano no país. Negligência; violência psicológica; abuso financeiro e econômico; violência física e maus tratos estão entre as violências mais comuns infelizmente praticadas diariamente contra idosos. O Disque 100, é um canal gratuito disponibilizado em todo o país para que as denúncias sejam feitas.

Palestras, apresentações culturais e muita animação marcam o evento no Sindes

Organizado pela Diretora professora Mariza Beatriz, a tarde foi muito produtiva e esclarecedora. A primeira palestra foi ministrada pela professora Márcia Gebara que é PHD em Envelhecimento saudável e abordou o tema num clima de descontração e com grande interatividade dos presentes. Em seguida a Doutora Marcia Calazans, conciliadora do Procon Estadual, abordou o tema O Idoso e o código do consumidor, uma palestra muito esclarecedora sobre os direitos da pessoa idosa.

Para descontrair ainda mais o evento, o excelente ator Weber Fraga representando a personagem comadre Sebastiana deu um verdadeiro show de humor que levou aos risos e gargalhadas os presentes. A terceira palestra teve como tema a Prevenção de acidentes domésticos com a pessoa Idosa, o Bombeiro Civil e Técnico em Enfermagem Fabiano Ferreira, deu importantes exemplos de acidentes que podem ocorrer dentro de casa e ensinou como estes podem ser evitados e tratados quando ocorrerem.

A última palestra foi ministrada pela professora Mariza Beatriz e abordou a Sexualidade na Maturidade, o tema que para muitos continua sendo um tabu, foi extremamente esclarecedor e de uma forma muito clara, a professora orientou os presentes sobre aspectos que buscam garantir uma melhor qualidade de vida, de saúde e de autoestima.

No encerramento do evento em grande estilo, o rei do rasqueado cuiabano, o cantor Roberto Lucialdo, brindou a todos com um show muito animado, além da apresentação, fora servido um delicioso chá com bolo e ainda teve o sorteio de vários brindes aos participantes.

Diretoria de Comunicação – SINDES