Fundo previdenciário em risco: SINDES cobra transparência e punição a responsáveis por fraudes

08/10/2025 04:30 por SINDES Comunicação

A Diretoria do Sindes esteve ontem (07) participando da Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa com a pauta sobre o uso do fundo do MT Prev para empréstimos consignados aos servidores do poder executivo que se encontram endividados.

O Conselho de Previdência de Mato Grosso irá se reunir na próxima sexta feira (10/10), para debater os critérios de como seriam feitas as transações, quais empresas poderão participar para ofertar o créditos, como será feita a concessão aos servidores e quais servidores poderão contrair essa nova modalidade de empréstimo.

Na audiência pública o SINDES e demais Sindicatos se posicionaram contrários a utilização de recursos do fundo previdenciário para compra de dívidas (consideramos que essa é uma forma de “regularizar” as cobranças indevidas e abusivas efetuadas pelos bancos até agora). O movimento sindical cobrou da Assembleia e demais poderes apoio efetivo na resolução das fraudes já identificadas, o cancelamento dos contratos com irregularidades e punição do envolvidos nos crimes praticados contra os servidores.

O movimento também solicitou que a reunião do dia 10 entre o MT Prev e o governo seja transmitida ao vivo para que os servidores possam acompanhar e opinar. O presidente do MT Prev garantiu que irá disponibilizar a transmissão da reunião para que todos possam acompanhar.

Diretoria de Comunicação