Órgão constatou contaminação de servidora por COVID-19, sindicato foi conversar com servidores e Gestão da pasta sobre medidas de proteção adotadas.
Na manhã desta segunda feira (15), os membros da Diretoria Executiva do Sindes, presidente Adolfo Grassi e os diretores Luciano Arruda, Carlos Wagner e Claudiney Vieira, acompanhados do advogado Dr. Lucas Bernardino, estiveram na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) para averiguar uma “denúncia” anônima feita ao sindicato por telefone na tarde da última quarta-feira (10/06) em que uma servidora havia testado positiva para a corona vírus.
A Diretoria visitou vários setores do órgão, conversou com servidores (as) que estavam de plantão para saber quais as principais demandas e reinvidicações dos colegas quanto ao funcionamento do órgão e também esclarecer dúvidas a respeito de outros temas.
Em seguida a Diretoria foi recebida pela secretária titular da pasta, Rosamaria Ferreira de Carvalho Almeida e pela assessora jurídica Eliane. A secretária esclareceu que a servidora em referência, não estava em serviço, mas que visitou a secretaria e logo em seguida divulgou a informação que havia testado positivo, o que gerou preocupação nos demais servidores. Conforme a secretária, tão logo soube da confirmação, determinou que servidores (as) que mantiveram contato com a colega fossem dispensados, fizessem o teste e fossem mantidos em isolamento em casa até a entrega dos resultados.
Rosamaria esclareceu que havia determinado que fosse efetuada a desinfecção no prédio, o que já ocorrera duas vezes e que a secretaria está distribuindo máscaras e álcool 92% aos (as) servidores (as), e mantendo o regime de revezamento. A secretária mencionou ainda que busca resguardar a saúde dos servidores e que já fora determinado que caso fosse identificado qualquer suspeita de sintoma, o (a) servidor (a) deverá ser imediatamente afastado (a) de suas funções, mas que, por se tratar de uma pasta essencial, conforme a legislação, não poderia colocar todos os servidores em tele-trabalho.
O presidente Adolfo Grassi reforçou a preocupação do sindicato em defender e garantir a saúde dos servidores questionou quanto ao número de servidores no mesmo plantão e as medidas de distanciamento que podem ser adotadas para melhorar o trabalho e segurança dos (as) servidores (as) e solicitou da secretária analisar a possibilidade de redução do número de servidores em revezamento nos respectivos locais de trabalho.
A secretária Rosamaria se colocou a disposição para dialogar com os (as) servidores (as) e buscar soluções que não prejudiquem os trabalhos e trabalhadores. Informou ainda que está analisando o novo decreto governamental que determinou a volta do horário de expediente em meio período, para reorganizar o funcionamento da secretaria.
Diretoria de Comunicação – SINDES/MT