Diretoria do Sindes visita Secretaria de Segurança Pública. Sindicato fiscaliza medidas de prevenção ao COVID-19 adotadas para proteger trabalhadores

05/06/2020 08:32

Servidores demonstraram preocupação após divulgação de contaminação pelo governador, alguns profissionais acompanharam Mauro Mendes em evento da pasta.

O presidente Adolfo Grassi, os diretores Carlos Wagner e Claudiney Vieira, estiveram acompanhados do advogado Dr. Lucas Bernardino em visita nesta quinta-feira (04) a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

O sindicato foi acionado por meio de uma ligação telefônica feita por um servidor que pediu para não ser identificado, mas que demonstrou sua preocupação com uma possível contaminação por COVID-19. O servidor relatou que alguns colegas estiveram auxiliando e acompanhando o governador Mauro Mendes em visita no dia 27 de maio as obras da nova cadeia pública em Várzea Grande. Após a confirmação de que o governador está infectado com a corona vírus, o medo e apreensão dos colegas sobre uma possível infecção aumentou.

O Sindes foi verificar in loco se as medidas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo Ministério da Saúde e previstas no decreto governamental estavam sendo adotadas. Caso contrário o sindicato poderia acionar os meios legais para que fossem implantadas.

Acompanhados da assessoria jurídica, o presidente e diretores, buscaram uma agenda com o secretário titular da pasta e foram informados que em virtude do contato com Mauro Mendes, o mesmo estava também em isolamento preventivo, assim como o secretário adjunto. A diretoria foi recebida primeiro pela assessora do secretário, senhora Hellen. Após breve diálogo, os diretores conversaram com servidores da carreira para colherem informações e posteriormente com o Superintendente Diogo e a Coordenadora Mônica no setor de Provimento, Monitoramento e Manutenção da Gestão de Pessoas da SESP.

Ambos apresentaram o Informativo 02/2020/SUGP/SESP (anexo), contendo procedimentos e instruções que foram distribuídos aos servidores do órgão. Além disso demostraram que as medidas de prevenção e isolamento foram adotadas, informaram ainda que os servidores que acompanharam o governador foram identificados e estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados e acompanhados e que até o momento, felizmente, não apresentaram sintomas.

O Superintendente Diogo informou ainda que no dia 18/05 fora efetuada a desinfecção total do ambiente pelo corpo de bombeiros, que está havendo o “rodízio” e que muitos servidores estão executando a modalidade home office (tele trabalho).

O presidente Adolfo Grassi, agradeceu o atendimento e esclarecimento feito pelo Superintendente e Coordenadora. Esclareceu que uma das funções do sindicato é cobrar da gestão melhorias, e principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo, fiscalizar e exigir que os gestores implantem ações e medidas que efetivamente garantam a saúde, segurança e não coloque em risco a vida dos servidores.

O presidente reafirmou a disponibilidade do sindicato em estar presente dialogando para que as demandas e anseios dos servidores sejam atendidas na esfera administrativa o mais breve possível.

download informativo_002.2020.sugp.sesp___covid_19.pdf

download orienta__o_sobre_os_testes_para_covid_19_em_servidores_da_seguran_a.pdf

Diretoria de Comunicação – SINDES/MT