Dia dos Profissionais da Carreira do Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso é criado

18/04/2024 06:40 por Karina Stein

Na última terça-feira (16) foi sancionada a Lei Estadual 12.486, que cria o Dia dos Profissionais da Carreira do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso. De autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO), a lei institui o dia 10 de dezembro como o dia de celebração da carreira.

A data foi escolhida pois no dia 10 de dezembro de 2001 foi sancionada a lei da criação da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso. Este dia, além de celebrar e enaltecer os profissionais da carreira que já atuaram e aqueles que ainda atuam como servidores, também deve se tornar um dia de reflexão sobre toda a trajetória, todas as lutas vencidas e todas as batalhas que ainda temos que travar como cidadãos e como servidores públicos.

Apesar da lei da carreira em Mato Grosso ter sido criada apenas em 2001, profissionais do desenvolvimento econômico e social atuam desde sempre no funcionalismo público do estado. A história da carreira confunde-se com a história da atual Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA) e da também extinta Fundação de Promoção Social do Estado de Mato Grosso (PROSOL), hoje incorporada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).

Com seus 75 anos de história, a SINFRA tem sua trajetória marcada pelo desenvolvimento da infraestrutura de transporte de Mato Grosso, isso graças a dedicação de motoristas, operadores de máquinas, engenheiros, entre outros servidores desbravaram o estado e conviveram com todo o tipo de dificuldade para executar suas atribuições com o objetivo de levar o progresso a todas as regiões de Mato Grosso. Embora ainda não tivessem a nomenclatura de Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social, esses servidores e suas funções foram incorporadas quando a lei de carreira foi criada.

Grande parte dos servidores da carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social também atuam na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC). O trabalho deles é fundamental na promoção de mecanismos que favoreçam a proteção social, além de assegurar direitos sociais e humanos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e lutar para que não haja a violação desses direitos.

É importante salientar que a carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social é a única por lei que atende todas as secretarias e órgãos do Poder Executivo, fornecendo para o estado além dos perfis já mencionados, profissionais altamente qualificados como advogados, administradores, contadores, psicólogos, assistentes sociais, historiadores, jornalistas, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório, enfermagem, garçons, manutenção, entre tantos outros que desenvolvem atividades essenciais e necessárias para o crescimento do estado de Mato Grosso.