O Sindicato dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT) mantém sua programação de encontros com candidatos ao Poder Legislativo. Nesta quinta-feira (22), o Sindes recebeu Chico Daltro, candidato a deputado federal pelo PV; Edna Sampaio, candidata a deputada estadual pelo PT; e Gisela Simona, candidata a deputada federal pelo União Brasil.
Eles se reuniram com a Diretoria Executiva da entidade e assinaram a carta de compromisso com reivindicações da categoria.
Chico Daltro relembrou sua trajetória como deputado estadual e vice-governador de Mato Grosso. Ele também destacou a necessidade de realização de concursos públicos e da nomeação imediata dos futuros aprovados para aumentar o efetivo de servidores. A última vez que a categoria do desenvolvimento econômico e social teve concurso foi em 2009.
Edna Sampaio exaltou a atuação do Sindes nas lutas pelos direitos dos servidores e pela participação ativa no Fórum Sindical. Reforçou ainda a importância dos sindicatos na vida dos funcionários públicos enquanto entidade representativa que garante os direitos dos servidores e enfatizou a importância do fortalecimento do movimento sindical.
Gisela Simona ressaltou que a defesa do funcionalismo público acontece também no âmbito federal, na Câmara dos Deputados. Apontou também a necessidade de abrir diálogo e se colocou à disposição para, caso eleita, mediar o diálogo entre o servidor de MT e o governo do estado para reduzir, por exemplo, as terceirizações de serviços, que interferem diretamente os órgãos públicos e reduzem o quadro de servidores efetivos.
Sobre a carta
Entre as principais pautas elencadas na carta estão a garantia do pagamento da Reposição Geral Anual; realização de concurso público para a categoria do desenvolvimento econômico e social, que atualmente sofre com a defasagem de profissionais da área; reestruturação da lei de carreira e da tabela salarial, além da garantia de implantação de auxílio-alimentação e adicional de insalubridade para funções que necessitam; fim do confisco das aposentadorias e pensões; redução de 50% da carga horária dos servidores estaduais que têm dependentes diretos com deficiência ou doença incapacitante; e, por fim, firmar o compromisso de posicionar-se contra a reforma administrativa prevista na PEC 32.
O Sindes vai continuar dialogando com candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador e governo do Estado nos próximos dias.