A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estava marcada para esta segunda-feira (08) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi adiada para que deputados e governo avaliem as condições para a decisão. Entre os assuntos incluídos na LDO está a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores do executivo estadual e o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Sindes-MT) está acompanhando o processo de tomada de decisão.
Além do diálogo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o Sindes esteve em reuniões em diversos momentos com deputados estaduais em busca do pagamento das RGAs anteriores. Os salários dos servidores sofrem com uma defasagem de 20% e sabemos que o governo não irá repor de uma só vez as perdas dos últimos anos, mas é preciso começar a pagar a dívida que o estado tem com o servidor.
A RGA é uma pauta importante tanto para a categoria do desenvolvimento econômico e social como para outras carreiras do funcionalismo público do estado, como a educação, segurança e saúde. Por isso o Sindes dialoga de forma coletiva por meio da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso para que nenhuma categoria seja beneficiada com exclusividade.
O Sindes chama os servidores da carreira para ficar em alerta e lutar pela reposição das perdas da inflação. Vamos precisar de mobilização tanto nas redes sociais quanto na Assembleia Legislativa. Estamos presentes e cobrando para que tenhamos o diálogo aberto com o governo e a Assembleia.