Processo URV: perito rebate contestação da PGE e reforça cálculo inicial

17/08/2023 04:10 por Karina Stein

O Sindicato dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Sindes) recebeu novas atualizações sobre o andamento do processo da URV. O perito designado pelo juiz para fazer os cálculos respondeu à contestação feita pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e manteve o parecer de que a categoria do desenvolvimento econômico e social teve perdas salariais.

Relembre o andamento

O perito nomeado pelo juiz do processo fez um cálculo geral tendo como base as informações dos holerites de três cargos que compõem a carreira nos três níveis de escolaridade como referência: analista (nível superior); técnico (nível médio); agente (nível elementar/fundamental). A partir destes cálculos concluiu-se que a categoria teve perdas salariais depois da conversão do URV para o Real.

Logo após o laudo, a PGE contestou a análise realizada pelo perito designado pelo juiz do processo e apresentou outro cálculo, realizado pela própria PGE. Por conta da diferença entre os percentuais apresentados pela Procuradoria e os cálculos feitos no primeiro laudo pelo perito, o juiz pediu para que o perito do processo se manifestasse.

Com a manifestação do perito validando o primeiro cálculo apresentado, agora os próximos passos podem ser dados no processo. Uma das possibilidades é de o juiz pedir para que as partes do processo se manifestem para então dar o parecer final.

O Sindes segue aguardando os trâmites judiciais e espera que o parecer final seja favorável aos servidores da categoria, que aguardam a conclusão do processo.