Representante do Sindes no Conselho Estadual de Assistência Social percorre MT nas conferências municipais

03/07/2023 06:31 por Augusto Pereira

O Sindicato dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes) está participando das plenárias municipais para a construção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) junto aos municípios de Mato Grosso. O Sindes tem uma cadeira no Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso (CEAS-MT) e por isso está participando das plenárias municipais. A próxima será no dia 10 de julho, em Serra Nova Dourada, a 906 Km de Cuiabá.

Os sessenta municípios interessados em compor o Suas enviaram solicitação ao Conselho Estadual para apresentação do sistema e composição de seus conselhos municipais. Para dar conta da demanda, alguns conselheiros dividiram os municípios em regiões e ministram a palestra “O Suas que temos e o Suas que queremos”. Um dos palestrantes é o representante do Sindes no Conselho Estadual, o conselheiro Carlos Wagner, que também é diretor jurídico do Sindes.

Uma parcela significativa dos filiados ao Sindes é formada em Serviço Social e atua na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) ou em outros órgãos do Governo de Mato Grosso, assim como Carlos Wagner, que avalia muito positivamente as palestras realizadas nos municípios. “Tivemos a participação de profissionais da assistência social e de usuários do sistema, o que é fundamental porque a conferência requer participação social”, avalia o conselheiro.

Para a presidente do conselho, Maria da Penha Ferrer de Campos, as plenárias municipais, junto com as palestras, são a concretização do objetivo principal da atual gestão do CEAS que é a capilarização da atuação do conselho nos municípios. “O Governo do Estado chamou a Conferência Estadual em outubro e fomentar o debate nos municípios é essencial para uma conferência mais amadurecida”, afirma a presidente Maria da Penha.

A palestra nos municípios aborda os cinco eixos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda. A Conferência Estadual de Assistência Social será realizada em outubro pela Setasc e pelo Conselho Estadual de Assistência Social.