O Sindicato dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT) têm buscado cumprir seu papel como defensor incansável dos direitos dos servidores públicos estaduais da categoria, além de somar esforços no apoio às pautas comuns com outras categorias do funcionalismo público do estado de Mato Grosso por meio do Fórum Sindical.
Como entidade representativa, vivenciamos os cenários políticos com olhar atento e questionador, sempre em busca de informações que contribuam para análises críticas no contexto histórico no qual vivemos e no qual desenvolvemos nossas lutas.
No mês de setembro de 2022, o sindicato dialogou com diversos candidatos e candidatas ao Poder Legislativo com o objetivo de estabelecer uma conversa franca e democrática com diversas siglas. Poder receber e discutir com uma diversidade de candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso foi significativo, principalmente diante do cenário atual.
O Sindes nunca mediu esforços para defender a estabilidade dos servidores públicos estaduais, a realização de concursos públicos e a recomposição de perdas salariais; também nunca recuou na luta contra medidas ultrajantes, como a Reforma da Previdência, a PEC do Teto de Gastos e a Reforma Administrativa (PEC 32), medida que tem como um dos objetivos pôr fim à estabilidade no serviço público e que o atual governo já tenta avançar antes mesmo de acabar o segundo turno.
Sabemos da importância dessas pautas para a categoria do desenvolvimento econômico e social. Entendemos que nenhuma luta avança fora de um ambiente livre e democrático, por isso o Sindes assume o posicionamento de declarar apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Reafirmamos nossa independência frente a partidos e governos. Estaremos unidos e continuaremos mobilizados para defender nossos direitos.