Servidor aposentado da carreira do desenvolvimento econômico e social recebe cadeira de rodas motorizada

26/09/2022 03:56 por Karina Stein
Fotos: Karina Stein/Sindes-MT

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT) acompanhou na manhã desta segunda-feira (26) a entrega de uma cadeira de rodas motorizada para o servidor aposentado Gerolino de Souza Lima. Ele sofreu um acidente de trabalho há 43 anos e desde então faz uso de cadeira de rodas para se locomover.

A entrega da cadeira motorizada é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), que tem como um dos objetivos fornecer melhores condições de acesso e maior qualidade nos serviços de saúde às pessoas com deficiência. O Sindes, por meio do presidente Adolfo Grassi, auxiliou o senhor Gerolino e sua família desde os trâmites para dar entrada no pedido e em toda a logística para vir até Cuiabá. O servidor aposentado é morador de Primavera do Leste e precisou viajar até a capital para receber a cadeira.

Danila Fernanda Silva Lima, filha do senhor Gerolino que o acompanhou durante a viagem, disse que a cadeira motorizada dará mais autonomia ao pai: “Vai ajudar muito. Ele não faz nada sozinho [com a cadeira de rodas tradicional], até para tomar uma água a gente tem que buscar e levar. Ele vai poder ir pelo menos da cozinha a hora que ele quiser. Sair, passear, ir na casa dos filhos. Já vai ajudar bastante, para ele poder sair, conviver com as pessoas, conversar, falar com os vizinhos”, afirmou.

Gerolino de Souza Lima agradeceu ao Sindes pelo apoio: “Foi uma glória de Deus, queria agradecer a vocês, agradecer ao Adolfo e à Lívia. Eu conversei com eles e deram entrada em tudo. Foi uma bênção, sem eles não tinha conseguido nada”, declarou.

As cadeiras motorizadas foram entregues aos pacientes na sede do CRIDAC, em Cuiabá. Cada uma foi montada exclusivamente visando as necessidades e de acordo com as medidas de cada paciente. Logo depois do recebimento, os donos das novas cadeiras e seus acompanhantes passaram por um breve treinamento para aprender a conduzir, quais os cuidados básicos para a manutenção do dispositivo e como realizar ajustes para melhorar o conforto, por exemplo.