Perícia conclui que categoria teve perdas salariais na conversão da URV; confira a lista de servidores do primeiro lote

25/08/2022 06:47 por Karina Stein

Na última terça-feira (23), o Sindes teve acesso ao resultado da perícia que constatou que os cargos dos servidores da carreira do desenvolvimento econômico e social sofreram defasagem salarial decorrente da conversão da URV. Essa é a primeira fase da ação movida pelo Sindes para que servidores da carreira tenham direito a receber o reajuste de cerca de 11,98%.

O perito nomeado pelo juiz do processo fez um cálculo geral tendo como base as informações dos holerites de três cargos que compõem a carreira nos três níveis de escolaridade como referência: analista (nível superior); técnico (nível médio); agente (nível elementar/fundamental). A partir destes cálculos concluiu-se que a categoria teve perdas salariais depois da conversão do URV para o Real. Confira o parecer técnico na íntegra aqui: download pericia___sindes_urv.pdf

Prazo para segundo lote

O próximo passo é finalizar a reunião dos dados dos servidores para enviar para a perícia. Os servidores que enviaram seus dados até dia 23/08 fazem parte do primeiro lote reunido pelo Sindes. Caso tenha enviado seus dados até esta data e seu nome não consta no primeiro lote, entre em contato com o sindicato. Confira a relação dos servidores do primeiro lote neste link: download relacao_de_servidores_filiados_1_lote_retificada_23_08_22.pdf

Aqueles servidores que já enviaram os dados depois do dia 23/08 integrarão o segundo lote. Quem ainda não enviou os documentos necessários ao sindicato, o prazo para integrar o segundo lote termina na próxima quarta-feira, dia 31/08.

Depois de reunida toda a documentação dos servidores, o Sindes envia os dados para o perito e a partir de então será realizado o cálculo individual de cada servidor.

O Sindes já publicou um passo a passo de como reunir os documentos para pedir o reajuste e também já respondeu as principais dúvidas sobre os trâmites do pedido. Lembrando que todos da categoria do desenvolvimento econômico e social, sejam servidores da ativa, aposentados ou pensionistas, têm direito ao reajuste. Confira os textos nos links abaixo:

Tudo o que você precisa saber para solicitar o valor referente à URV

Sindes esclarece dúvidas recorrentes do processo da URV