O Sindes esteve presente na reunião do Fórum Sindical de Mato Grosso, nesta segunda (31/01), em Cuiabá. O coletivo, que reúne 28 sindicatos, estabeleceu pontos em comum, entre as diversas categorias, para ações conjuntas que incluem:
– Revisão Geral Anual
– Previdência
– Concurso público
O Fórum também definiu uma nova forma de representação quadripartite, em que há uma troca de coordenação a cada seis meses. A coordenadora atual é Carmem Machado, do Sisma, que afirma que houve uma campanha das forças políticas dominantes de culpar o funcionalismo público pelos problemas de gestão. “Em Mato Grosso é como se a Reforma Administrativa estivesse aprovada, com a contratação de servidores por outros caminhos que não o concurso público.
Entre as ações apontadas estão uma semana de mobilização, ainda em fevereiro, e a possibilidade de uma paralisação. Para Eduardo Matos, componente da diretoria do Sindes, a reunião foi importante para aproximar parceiros que têm pontos em comum entre os servidores do estado, o que fortalece a capacidade de pressionar o executivo nas reivindicações gerais.
No próximo dia 2 de fevereiro, data do retorno dos trabalhos na Assembléia Legislativa de MT, o Fórum irá entregar as reivindicações comuns das categorias aos deputados estaduais, ao Ministério Público Estadual e à Casa Civil do Governo de Mato Grosso.
Veja as atividades seguintes:
14 a 25/02 – Mobilizações com panfletagem, faixas para protestar contra as perdas.
09/03 – Indicativo de paralisação dos servidores