A manhã do sábado, dia 2 de outubro, está reservada para uma atividade de nivelamento de conhecimentos sobre o funcionamento do sindicato. Algumas demandas serão apresentadas, a partir das 8h da manhã, como desafios da gestão.
A primeira delas é urgente, a Reforma Administrativa (PEC 32) proposta pelo governo federal e em discussão na Câmara dos Deputados passou na comissão especial que a analisava. O que acontece agora e as formas de mobilização para evitar que ela se efetive será o assunto abordado por Breno Santos, representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
“A Pec 32 é um modo de esvaziar o serviço público, retirando do Estado a obrigação constitucional de garantir direitos por meio de serviços à população”, afirma Breno Santos. O papel do Sindicato e as responsabilidades do conselho, suplentes, representantes sindicais e da diretoria executiva serão abordados em outro momento.
Como o Sindes precisa expandir o número de filiados, discutir a campanha de filiação e recadastramento será o terceiro desafio do dia 2 de outubro. Neste sábado, sindicatos e organizações da sociedade civil estarão mobilizados nas ruas em todo o Brasil. O Sindes chama os eleitos na Chapa Unificada para esse momento importante de organização interna. Ao final será oferecido almoço.