O Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Sindes-MT) promoveu na sexta-feira (23) o “Sindes-Itinerante”. A ação foi na sede da Politec/MT e foram debatidas situações de insalubridade no ambiente de trabalho e entregue as novas carteiras de identificação aos afiliados.
De acordo com o presidente do Sindes/MT, Adolfo Grassi, os próprios servidores solicitaram a presença do sindicato para denunciar que diversos trabalhadores estão exercendo atividade em condições insalubres, porém sem receber o pagamento conforme prevê a lei.
Segundo a CLT, é considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para o pagamento é considerando um grau mínimo, médio e máximo de insalubridade
O advogado do sindicato, Bruno Alvarez, explicou o que pode ser feito para corrigir o problema e salientou que toda parte jurídica será feita pelo Sindes/MT. Ainda de acordo com ele, hoje existem dois processos solicitando o pagamento da insalubridade aos servidores técnicos em laboratório e outro técnico em radiologia.
Carteira de Afiliado
A primeira parte das novas carteiras de identificação dos afiliados do Sindes/MT já foram confeccionadas e estão sendo entregues aos servidores. Na Politec/MT, além da entrega, também foram feitos os cadastros das pessoas que ainda não haviam sido solicitadas. Com a nova carteira de identificação, o filiado tem direito a descontos a uma extensa rede de estabelecimentos.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria do sindicato em horário comercial, pessoalmente ou pelos telefones: (65) 3054-4605 / (65) 3027-4605.